Cãibras podem estar associadas a exageros e fadiga muscular

Grandes esforços físicos levam a perda de sais minerais do corpo que precisam ser repostos

As cãibras são muito comuns em pessoas que exageram na prática de atividade física, levando a uma fadiga muscular. Segundo o professor José Carlos Farah, essa contração involuntária pode acontecer devido a vários fatores combinados durante o exercício físico: elevada ou baixa temperatura e perda de importantes sais minerais como potássio, magnésio, sódio e cálcio, que levam a um desiquilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, perdas de líquidos que precisam ser repostos.

O assunto da coluna Corpo e Movimento de hoje são as famosas câimbras musculares.

Ouça no link acima.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.