Jared Diamond e Yuval Harari refletem sobre grandes questões de nossa época

Dois dos mais importantes pensadores da atualidade, em visita ao Brasil, têm expectativas diferentes sobre uma possível guerra nuclear

O biogeógrafo americano Jared Diamond e o jovem historiador israelense Yuval Harari estiveram em São Paulo, nesta semana, onde participaram do Projeto Cidadão Global, encontro em que foram debatidos temas sobre a evolução da sociedade no século 21. Diamond é autor de vários livros, entre os quais se destaca Colapso – Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Harari, formado em Oxford, no Reino Unido, escreveu três best sellers: Sapiens, Homo Deus e 21 lições para o século 21. Para o professor José Eli da Veiga, foi importante a visita dos dois pensadores juntos, pois “ambos estão chamando a atenção das pessoas para as grandes questões de nossa época”.

Além do evento que participaram, Eli da Veiga chama a atenção para algumas entrevistas que concederam. Com base nesses relatos, o colunista destaca a opinião de Diamond sobre os perigos de uma guerra nuclear. “Ele insiste na possibilidade de um ‘inverno nuclear’, o que significaria o autoaniquilamento da inteligência humana. Para ele, as outras questões acabam sendo secundárias”, diz o professor. Harari já não vê a questão nuclear com a mesma ênfase de Diamond. Mas ambos destacam a importância de outros dois aspectos que envolvem a questão: as novas tecnologias, com destaque para a inteligência artificial, e as ambientais, com ênfase no aquecimento global. “Em relação às questões climáticas é impossível imaginar que poderemos superar os problemas, a não ser que seja por um avanço científico e tecnológico, que mal começou”, lembra Eli da Veiga. Em sua segunda edição, o Projeto Cidadão Global aconteceu no dia 6 de novembro, em São Paulo.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.