Italo Calvino inspira novo livro de Gustavo Piqueira

A obra apresenta múltiplas narrativas, valendo-se de ilustrações infantil e adulta, fotonovela, tipografia, arte visual e texto

O premiado designer gráfico Gustavo Piqueira acaba de lançar o livro Bibi (Ed. Lote 42), baseado na obra Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino, assunto da professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania, que foi ao ar no dia 8 de novembro. Segundo Marisa, de início é apresentada a cadeia produtiva do objeto livro, da forma como é montada a partir de cadernos, que vão dando a sequência da narrativa, até que Italo Calvino, ao apresentar a receita do bolo, inverte tudo e, a cada capítulo, o leitor é introduzido em uma nova narrativa, sem saber exatamente o que está lendo, se o romance Se um viajante numa noite de inverno ou se novos romances são introduzidos nesse mesmo volume.

“E Bibi é mais ou menos assim. Ele pode também ser chamado de Pendure seus horizontes na parede da sala, título interessantíssimo, que tem como proposta apresentar as múltiplas narrativas”, informa. O artista explora as ilustrações infantil e adulta, fotonovela, tipografia, arte visual e texto. “Em dado momento, Bibi é o Fabiano, um personagem de uma fotonovela, mas também pode ser apresentado dentro de uma estética de livro infantojuvenil”, explica a professora, e lança uma pergunta: “Se eu crio esses espaços fluidos dentro da narrativa gráfica, eu também crio vários livros dentro do livro?”

Ouça no link acima a íntegra da coluna.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.