Gráficos são importantes para a análise de estatísticas

Santiago destaca na coluna a contribuição do estatístico Francis Anscombe para a área

08/11/2019 - Publicado há 4 anos

Nesta edição, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre análise estatística em ciência do esporte, ferramenta para interpretação e apresentação de resultados no meio esportivo. Terror de muitas pessoas na escola e até mesmo nas universidades, a estatística também é importante para diversas áreas, no entanto, “é preciso ter cuidado para usá-la da forma correta”, alerta o professor Santiago.

As estatísticas são trabalhadas com amostras, conta Santiago, que são reduzidas por meio de médias e medianas para facilitar a compreensão, mas “que muitas vezes não resolvem de forma satisfatória os problemas e perguntas levantados por pesquisas”.

Santiago cita o trabalho do estatístico inglês Francis Anscombe, em que apresenta um conjunto de dados gráficos chamados de Quarteto de Anscombe. “São quatro dados muito interessantes.” Esses dados foram construídos em 1973 pelo estatístico, para demonstrar a importância de representar graficamente os dados, antes de analisá-los, e o efeito de valores atípicos e outras observações influentes nas propriedades estatísticas.

O professor destaca a importância do trabalho de Anscombe para que todos tenham “uma interpretação mais precisa do que a gente pretende explorar no conjunto de dados em ciência e esporte”, e também a importância da observação gráfica de dados estatísticos em geral.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.