Governo responde a críticas com pacote de medidas

Singer refere-se às três Propostas de Emenda à Constituição enviadas esta semana pelo governo federal ao Congresso

Na terça-feira (5), o governo federal enviou ao Senado um pacote de medidas econômicas, que representam três Propostas de Emenda à Constituição. Cada uma delas apresenta medidas que o analista político André Singer considera audazes. A do Pacto Federativo, por exemplo, prevê a fusão de municípios com menos de 5 mil habitantes. Em seu comentário, Singer se prende ao contexto político em que acontece o envio desse pacote. Cita a menção – ainda que indevida – do nome do presidente da República na investigação referente ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, episódio ao qual se seguiu a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, defendendo a reedição do AI-5, o que acabou por gerar grande repercussão.

Na esteira dessa sequência de fatos políticos, surge esse pacote, “que parece ser uma espécie de resposta a esse desgaste que vinha ocorrendo em torno desse noticiário”. Tal resposta implica na proposição de uma mudança, uma reforma do Estado brasileiro, “e quem concordar com essa reforma deveria apoiar o governo. Esse parece ser o sentido do envio desse pacote nesse momento”, analisa o colunista. Ele, no entanto, não acredita que o mesmo – por ser muito radical – seja aprovado pelo Congresso. Mas destaca tratar-se “de uma manobra para tentar provavelmente se contrapor a essa onda de desgaste”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna do professor André Singer.


Poder e Contrapoder
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •