Extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes gera controvérsia

O Brasil tem 1.253 municípios nessa situação, o que equivale a 22,5% do total de 5.570

A PEC do Pacto Federativo, apresentada pelo governo nesta semana,  prevê a redução do número de municípios, com restrição para a criação de novas cidades e a extinção  daquelas com menos de 5 mil habitantes.  A professora Raquel Rolnik, em sua coluna desta semana, aborda o tema. Ela faz um alerta sobre os municípios rurais que são inseridos em regiões de agronegócio, mas onde este não contribui para impostos locais. Nesse caso, as cidades vivem do Fundo de Contribuição dos Municípios.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Cidade para Todos.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar toda quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.