Decisão do STF altera conjuntura política do País

José Álvaro Moisés comenta sobre a soltura de presos em segunda instância e seus desdobramentos

 12/11/2019 - Publicado há 4 anos

O Supremo Tribunal Federal, por seis votos contra cinco, considerou constitucional o Artigo 283 do Código de Processo Penal e definiu que o cumprimento da pena de prisão só pode acontecer quando houver trânsito em julgado. A decisão levou em consideração o conceito de presunção de inocência, em tese no Artigo 5º da Constituição. Como consequência dessa mudança, houve uma derrota da Operação Lava Jato e a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras pessoas que estavam detidas.

Essa decisão do STF levanta uma dúvida sobre as funções da primeira e da segunda instância, o papel dos juízes, sua autoridade e a forma de tomar decisões. O professor José Álvaro Moisés cita que a libertação de Lula muda o cenário político do País. O petista é uma liderança extremamente importante, com muita legitimidade, reconhecido e com muito apoio popular, independente das acusações contra ele. “Lula pode dar um novo alento para a oposição contra o presidente Jair Bolsonaro e o seu governo.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna A Qualidade da Democracia.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.