Cinetose pode ser amenizada com atividade física

Exercícios repetitivos e de equilíbrio estimulam mecanismo de habituação do corpo

Se você sente enjoos e tonturas ao andar de carro ou a assistir filmes de intenso movimento, provavelmente sofre de cinetose, um distúrbio  que ocorre quando o corpo está parado e o entorno em movimento ou o inverso. A novidade é que a atividade física também pode ser um remédio para o tratamento desse desconforto. O professor José Carlos Farah explica que fazer exercícios repetitivos de reabilitação do sistema vestibular (responsável pela detecção do movimento do corpo) promove um mecanismo de habituação do organismo, o que ameniza o desconforto.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Corpo e Movimento para saber quais atividades são as mais recomendadas.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.