Colunista repercute proibição de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado

Segundo José Álvaro Moisés, “analistas dizem que, ao transferir para o STF decisão que caberia ao Parlamento, Congresso Nacional desequilibra relação entre os Poderes”

 08/12/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Gravada antes da definição do Supremo Tribunal Federal, no domingo à noite, a coluna desta semana trata da tentativa de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. O professor José Álvaro Moisés lembra que “cabe às mesas diretoras decidir a agenda de reformas que são submetidas ao Congresso Nacional. Seus presidentes definem as pautas das votações levadas a Plenário e muitos outros temas importantes da Constituição”.                                                                       

O colunista explica que “o parágrafo 4º, do artigo 57 da Constituição, é muito claro e proíbe a reeleição, mas a questão é controversa e provoca debate sobre a natureza constitucional da decisão levada ao STF”. 

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.