Colunista fala sobre o projeto da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Com seu acervo em perigo, Marisa Midori fala sobre uma importante tese de dissertação que aborda esse marco do Modernismo

 06/08/2021 - Publicado há 3 meses

Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori trata da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. “Este belíssimo projeto, realizado pelo Departamento de Cultura de São Paulo na década de 1930, foi objeto de uma interessante e muito bem documentada dissertação defendida na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – e de cuja banca eu tive a honra de participar”, informa.

Segundo a professora, a pesquisa de Fernanda Passamai Telles, sob a orientação da professora Ivete Pieruccini, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, traz à luz aspectos históricos da formação desta biblioteca, mas, também, uma discussão muito atual sobre o sentido e as funções das bibliotecas públicas, em especial, aquelas destinadas às crianças.

E surge em boa hora, diz Marisa, não só por redimensionar o papel de sua diretora, a educadora Lenyra Camargo Fraccaroli, e insistir sobre a função educativa das bibliotecas infantojuvenis, mas também em um momento em que corre nas redes sociais a denúncia contra a tentativa de fechamento da seção de bibliografia e documentação da biblioteca. Seção esta que detém um acervo riquíssimo, não apenas relativo ao seu patrono, mas também relacionado à história das bibliotecas e das práticas biblioteconômicas.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

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