Colunista explica as três maneiras de o cérebro responder aos estímulos

Processamento visceral, comportamental e reflexivo são as três formas racionais de resposta cerebral

O tema de hoje do professor Luli Radfahrer trata sobre as três maneiras de o cérebro responder racionalmente aos estímulos: processamento visceral, comportamental e reflexivo.

O processamento visceral são os instintos. Aquilo a que não conseguimos resistir. A forma comportamental diz respeito ao comportamento do grupo social, como somos criados, o que acreditamos ser certo e errado, como também o comportamento da sociedade e seus valores. A forma reflexiva é o comportamento que gostaríamos de ter, daquele ou daquela pessoa que apreciamos.

Os produtos digitais usam muito esses processos de respostas do cérebro. Para o professor Luli Radfaher, o grande problema é que as pessoas mentem sem pensar. “Gostamos das coisas ou pelo ponto de vista visceral, porque elas são bonitas, ou pelo ponto de vista reflexivo, porque alguém que você admira gosta. Mas todo mundo adora justificar pelo seu lado comportamental”, explica.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.