Colunista destaca a importância da Marcha Virtual pela Ciência

Manifestação pode despertar o interesse da população sobre o papel da ciência em tempos de pandemia

Para o professor José Eli da Veiga, a Marcha Virtual pela Ciência, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece nesta quinta-feira (7), é importante para que as pessoas se deem conta do real valor da ciência. “Se conhecêssemos melhor esse vírus e os fenômenos que geraram essa pandemia, muita coisa poderia ter sido feita antes. Não estaríamos nessa correria”, avalia o colunista.

E, por falar em “ciência”, Eli da Veiga lembra que o tema de sua coluna, a sustentabilidade, emergiu criando um novo valor, assim como a justiça social, paz ou democracia. “Ao mesmo tempo, muita gente começou a se perguntar se ‘sustentabilidade’ também não seria uma nova ciência”, destaca o colunista. Segundo ele, a primeira vez que essa ideia surgiu foi no ano de 2001, lançada por um grupo de ecólogos na revista Science, após um seminário na Suécia. “A proposta caminhou aos trancos e barrancos até que se consolidou no início de 2018, quando a revista Nature lançou a Nature Sustainability”, lembra Eli da Veiga.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.