Colunista comenta eleições e o papel da imprensa nos EUA

Lins da Silva afirma que é necessária cautela, reponsabilidade e transparência por parte dos veículos de comunicação dos EUA

 19/10/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

A menos de um mês do fim das eleições nos Estados Unidos, milhões de pessoas já estão votando por correio, prática que acontece em decorrência dos efeitos da pandemia da covid-19. A expectativa é de que cerca de mais da metade dos votos seja feita por correspondência. Por esse motivo, a maioria dos veículos de comunicação norte-americanos declarou que deixarão de lado as costumeiras previsões para dar espaço a descrições. Entretanto, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva afirma que é necessário cautela e responsabilidade por parte da imprensa neste momento. “Eles [os veículos de comunicação dos EUA]  têm que ser muito responsáveis, porque se alguém disser que algum dos candidatos já é vitorioso na noite da eleição, pode provocar confusão, por parte, principalmente, dos seguidores do presidente Trump.”

O professor também diz que é dever da mídia explicar o processo eleitoral e, principalmente, “explicar bem o que ela, a mídia, e o que os jornalistas estão fazendo e de que maneira estão fazendo. É preciso mostrar para a audiência como é que eles chegam às informações que depois divulgam. Mais do que nunca, transparência é fundamental”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.