Colunista avalia a posição do Brasil em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia

Alberto do Amaral entende que a omissão do Brasil fez o país perder a oportunidade de se reposicionar no cenário internacional

 03/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

O colunista Alberto do Amaral Jr. analisa a posição do Brasil em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente Jair Bolsonaro se omite em relação a posicionamentos sobre o conflito com a busca de soluções, como outros países fizeram, caso de Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido, entre outras nações envolvidas e preocupadas com a questão. Para o colunista, a omissão sempre toma, de certa forma, a posição de um dos lados do conflito.

É possível entender o posicionamento do Brasil, justamente porque o país depende de fertilizantes da Rússia, mas existem exemplos similares, como a Turquia, que mantém relações estreitas com os dois países (Rússia e Ucrânia), mas não se omitiu e condenou a invasão na Ucrânia, além de mediar as negociações entre os dois países do Leste Europeu.

Alberto do Amaral entende que os interesses econômicos não podem sobressair à paz global. É um dever do ponto de vista moral, além de atrair a simpatia dos outros países. E, com isso, o Brasil perdeu a oportunidade de se reposicionar no cenário internacional.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.