Cobertores pesados podem melhorar qualidade do sono, sugere estudo

Estudo inédito mostrou que pessoas que dormem com cobertores equivalentes a 12% do peso corporal tiveram um aumento de 30% na melatonina presente na saliva

 11/10/2022 - Publicado há 1 ano

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre os resultados de um novo estudo que associou o peso dos cobertores à liberação de melatonina, hormônio responsável pelo tempo e regulação do horário de sono.

O professor Pontes Neto explica que o estudo investigou 26 pacientes saudáveis e constatou aumento de 30% na presença de melatonina na saliva de pessoas que dormiram com um cobertor equivalente a aproximadamente 12% do peso corporal.

Segundo o professor, agora são necessários novos estudos para comprovar a relação e, ainda, saber se o aumento da melatonina na saliva realmente confirma um impacto significativo na qualidade do sono pelo uso de cobertores pesados.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.