Cigarro pode agravar quadros de covid-19

Estudos mostram que o hábito de fumar, por si só, compromete o sistema imunológico, podendo causar infecções

 
A pandemia de covid-19 causa inflação nos pulmões e as pessoas que consomem cigarros ou drogas, por si só, já têm um agravamento do quadro clínico. Dois estudos recentes divulgados na China apontam que só o fato de fumar já compromete o sistema imunológico, podendo causar infecções. No caso da pandemia as chances de piora, no funcionamento dos pulmões, podem ser agravadas em 14 vezes; além disso, os fumantes têm 67% de chances de contrair a doença em sua forma mais grave. Acompanhe a informação do médico João Paulo Lotufo, responsável pelo projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, pelo link acima.
 

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.