Cientistas do esporte têm base na produção e publicação científica

Paulo Santiago diz que publicar estudos científicos mais simples servem como pontapé inicial para uma próspera carreira

10/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre como os trabalhos simples, de alunos em começo de carreira, podem contribuir para o futuro desses estudantes como pesquisadores em ciência do esporte.

O professor usa, como exemplo, um estudo publicado pelo professor Rodrigo Aquino, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2013, quando ainda era aluno da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, no qual o pesquisador, em início de carreira, estuda a importância de jogos pré-desportivos, lúdicos, para ensinar táticas e alavancar a carreira de jovens jogadores.

Santiago chama a atenção para a importância de produzir e publicar trabalhos científicos mais simples como pontapé inicial para uma carreira sólida de cientista do esporte.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. O estudo completo pode ser lido aqui.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.