Identificada molécula que diminui a ingestão de comida após exercício físico intenso

A molécula é uma combinação de lactato e fenilalanina; estudo, feito em camundongos, foi publicado na revista “Nature”

 18/08/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Uma pesquisa publicada recentemente na revista Nature identificou uma molécula, chamada N-lactoil-fenilalanina (Lac-Phe), que é liberada após exercício intenso e diminui a ingestão de comida em camundongos, em cavalos de corrida e em humanos.“O Lac-Phe é uma combinação de lactato (que dá a sensação de queimação em músculos requisitados durante o exercício físico) e fenilalanina (aminoácido natural que só pode ser obtido pela ingestão dos alimentos e tem papel importante para a formação de neurotransmissores)”, explica Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP.

Já é sabido que o controle do apetite é regulado por circuitos neuronais, mas os mecanismos ainda precisam ser esclarecidos. “A grande dúvida é tentar explicar por que esse fenômeno acontece”, afirma a geneticista. “De acordo com os autores da pesquisa, uma hipótese interessante é que animais perseguidos por seus predadores estariam sujeitos a exercício intenso e a supressão do apetite impediria que eles parassem para se alimentar durante a fuga, mas é apenas uma hipótese especulativa.”

Ainda de acordo com  Mayana, a grande questão é como fazer o uso dessa molécula para diminuir o apetite e o peso sem ter que se submeter a exercícios físicos.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.