Chitarra battente é prima da viola caipira brasileira

Em suas obras Francesco Loccisano apresenta a viola italiana (chitarra battente) em universos que não são tradicionais ao instrumento

O programa Revoredo desta semana apresenta a chitarra battente do italiano Francesco Loccisano. O instrumento é característico da Itália meridional e está presente no território italiano desde o século XIV. Com cinco ordens de duas cordas, ela se assemelha a viola caipira brasileira. 

Em suas obras, Loccisano apresenta a chitarra battente em universos que não são tradicionais ao instrumento. O compositor nasceu e cresceu em Calábria, no sudeste da Itália, e começou a estudar violão clássico em 1985. Colaborou com vários artistas de sua cidade natal, como Mimmo Cavallaro, Mujura, Fabio Macagnino, Quartaumentata e Eugenio Bennato.  

No programa tem as músicas: Battente italiana; Solstizio / Il giorno;  Solstizio / La notte; Chitarrese e Arnia

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.