Censura e pesquisa científica não podem andar juntas

Renato Janine fala da portaria do governo federal que determina que a direção do ICMBio deve autorizar previamente a publicação de manuscritos, textos e compilados científicos

Por

Nesta coluna, Renato Janine Ribeiro comenta uma portaria do governo federal sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que delega ao diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, cargo ocupado pelo tenente-coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Marcos Aurélio Venâncio, “a competência para autorizar previamente a publicação de manuscritos, textos e compilados científicos produzidos no âmbito e para este instituto em periódicos, edições especializadas, anais de eventos e afins”.

Para o colunista, a decisão é absurda, porque não se pode censurar pesquisas científicas, pois trata-se de um trabalho para discussão. Além disso, elas ajudam a pautar políticas públicas. A decisão, segundo Janine, mostra claramente como o atual governo é contra a ciência.

Janine lembra ainda que, atualmente, não há economia se não houver pesquisa, ciência e tecnologia. A biodiversidade é uma riqueza gigantesca e é preciso apostar nela. Ele lembra da Amazônia, um dos lugares onde mais há biodiversidade no mundo e dela podem surgir novos medicamentos, aplicações industriais, agrícolas ou ligadas à vida humana e animal, que são inéditos. Mas, para isso, é preciso muita pesquisa científica, laboratórios, financiamento e liberdade para se pesquisar o que for.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.