Casas residenciais passam a abrigar exposições em São Paulo

Guilherme Wisnik fala sobre duas exposições das quais é o curador e que têm em comum o fato de serem intervenções em casas de arquitetos

 02/09/2021 - Publicado há 2 meses

Nesta semana, em sua coluna, Guilherme Wisnik fala sobre duas exposições recém-inauguradas em São Paulo, com o diferencial de serem intervenções em casas de arquitetos. Uma delas, Ritmo.Rigor.Razão, está na Casa Zalszupin, onde morava o arquiteto e designer Jorge Zalszupin, e se articula em torno da aproximação entre o mobiliário do estúdio branco e preto e a arte construtiva dos anos 50 e 60. Segundo Wisnik, o Estúdio Branco e Preto remete a um escritório e loja de designer dos anos 50 na capital, que tinha como marca a “produção de um mobiliário moderno de excelência brasileiro […] A exposição trata daquele momento singular do Brasil, onde a racionalidade permeava a produção geral, inclusive a de artes plásticas”.

A outra exposição, denominada Janelas para Dentro, está na Casa Millan, de Paulo Mendes da Rocha, projetada em 1970, e foi concebida por jovens artistas contemporâneos. O tema dessa mostra é a relação entre o público e o privado.

Wisnik enaltece a iniciativa dessa dupla exposição, que “traz à luz grandes arquiteturas residenciais de São Paulo que não eram visitadas e que agora, com programa cultural expositivo, passam a ser e são lugares notáveis para visitar e para pensar essa relação entre arte, arquitetura e programa residencial”.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.