Canção de Arnaldo Antunes tem tudo a ver com atual momento

Guilherme Wisnik refere-se a “O Real Resiste”, música que dá nome ao novo álbum do cantor e compositor e que reinterpreta o sentido do real

O professor Guilherme Wisnik, em sua coluna desta semana, comenta a canção O Real Resiste, que dá nome ao último álbum do cantor e compositor Arnaldo Antunes. Para Wisnik, o disco faz uma leitura da atual situação do mundo e do Brasil, em particular. “A canção invoca a existência do real como modo de resistência a um mundo da dissolvência, da dissolução, das fake news, da manipulação e da enganação. Nesse sentido, é uma canção extremamente política para o momento presente.”

O colunista vai além e explica o significado do real, interpretado aqui no sentido lacaniano do termo – um real que “não representa exatamente a realidade, o real como pulsão de morte”. Antunes faz uma interpretação muito pessoal do real.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna e aproveite para ouvir também a música mais recente de Arnaldo Antunes.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.