Cai a popularidade da internet livre e aberta

“Pesquisa revela aumento do interesse por recursos educacionais gratuitos”, cita Gilson Schwartz

 06/12/2021 - Publicado há 2 meses
Por

A internet, que chega aos 25 anos, deixou de ser o paraíso utópico dos defensores do código aberto, da cultura livre e do software gratuito. Pesquisa realizada na American University mostra que os temas relacionados à liberdade e direitos de acesso à informação livre perderam popularidade no Google entre 2004 e 2019. 

Gilson Schwartz destaca que, “mesmo no caso dos recursos educacionais abertos, que mais cresceram em popularidade nas buscas realizadas no Google, a participação é inferior a 3%.   

O artigo com detalhes dessa pesquisa está disponível em https://www.academia.edu/43995750/Access_shrugged_The_decline_of_the_copyleft_and_the_rise_of_utilitarian_openness  


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.