Cabelos usados pelos Beatles e Rolling Stones se integravam à mensagem das suas músicas

O penteado, conhecido como “moptop”, foi mais um dos meios usados pelas bandas para demonstrar que eram jovens e descolados

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo continua a série sobre o rock nos anos 60 e desta vez comenta sobre a mensagem que os penteados usados pelas bandas The Beatles e The Rolling Stones queriam passar. 

O professor explica que os Beatles eram conhecidos como moptops, por conta do estilo de penteado bagunçado usado pela banda. O cabelo dos integrantes foi nomeado dessa maneira por lembrar um esfregão, mop em inglês, já que não penteavam o cabelo para trás com o uso da brilhantina, marca registrada dos anos 50 e estilo de penteado muito mais formal e aceito pela sociedade. 

A mensagem que os integrantes dos Beatles e dos Rolling Stones, que também adotaram o estilo, queriam passar através de seus penteados era de juventude e modernidade, o que condiz perfeitamente com o conteúdo e estilo das músicas das bandas. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.