Brasil deveria rever política nacional em relação ao Acordo de Paris

O embaixador Rubens Barbosa afirma que, apesar de ter tido papel relevante em 2015, na situação atual, o País se isola cada vez mais pelo fato de não apresentar melhorias ao Acordo

 15/12/2020 - Publicado há 3 anos

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa comenta a imagem ambiental do Brasil e a evolução do País em relação à política ambiental do Acordo de Paris, assinado em 2015. Neste ano, haveria um encontro para discutir a atualização das metas climáticas, mas, em razão da pandemia, foi adiado para 2021. Ainda assim, foi realizado um encontro virtual, no último sábado, com os países que apresentaram propostas de melhorias para o Acordo, grupo chamado de Cúpula da Ambição Climática. 

“O Brasil teve um papel muito relevante no Acordo de Paris mas, na situação atual, com o desmatamento e as queimadas, com a emissão de gás estufa em alta, o País está cada vez mais isolado, e o fato de não ter apresentado nenhuma melhoria nos compromissos de 2015 deixou-o ainda mais isolado”, afirma Barbosa. Ele completa dizendo que “a política nacional sobre mudanças de clima deveria ser revista e aplicada no contexto das novas reuniões do ano que vem”. 

Ouça a íntegra da coluna no link.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.