“Botannica Tirannica” movimenta a cidade com debates e oficinas

Exposição de Giselle Beiguelman, no Museu Judaico de São Paulo, apresenta, a partir do próximo dia 23, uma programação para debater o decolonialismo, racismo, entre outros temas contemporâneos

 20/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

A nova mostra Botannica Tirannica, de Giselle Beiguelman, com curadoria de Ilana Feldman, no Museu Judaico de São Paulo, vem surpreendendo o público com seu jardim que traz a estética do preconceito e o decolonialismo. A exposição, a partir do próximo dia 23, às 17 horas, inicia uma nova programação com oficinas, conversas e workshops.

“Como vocês sabem, Botannica Tirannica tem como um dos seus eixos de reflexão as relações entre racismo e discurso científico e seus desdobramentos estéticos e políticos no imaginário coletivo e na sociedade”, explica a artista e professora Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Esses temas são centrais nas pesquisas da jornalista, historiadora e ativista Tania Pacheco e da historiadora, antropóloga e curadora Lilia Schwarcz. Elas abrem nesta próxima quinta-feira os programas públicos da exposição.”

A professora destaca que os encontros seguem com discussões como Inteligência Artificial, as novas relações entre arte e meio ambiente, colonialismo ambiental e seus desdobramentos sociais, alimentação e o jardim como instrumento de dominação da natureza. Entre os convidados para as conversas estão o pesquisador da Universidade Federal do ABC, Tarcízio Silva; o cineasta Miguel Antunes Ramos; o professor do Departamento de Ciências Políticas da USP, Jean Tible; a educadora e líder indígena Jerá Guaran; o curador Felipe Chaimovitch; o antropólogo Hermano Vianna; e o botânico Anderson Silva. 

“Além desses encontros, que são mais conversas, teremos ações externas como um workshop de plantio no Parque Augusta, que será coordenado pelo Bruno Araújo, designer responsável pelo jardim da resiliência, uma das obras impactantes da exposição. Há ainda uma oficina de aquarelas com o artista Ricardo Van Steen. E, para fechar, uma conversa sobre hortas urbanas, culinária e as suas relações como uma perspectiva decolonial com a professora Nilce Aravecchia, da FAU USP. Há muita coisa para acontecer e compartilhar”, convida a colunista. 

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

Leia também:


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.