BlindWiki, um projeto especial para deficientes visuais

O artista Antoni Abad lança, em São Paulo, uma rede de áudios que auxilia a se localizar e a se movimentar na cidade

 15/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

“BlindWiki é um projeto do artista catalão Antoni Abad, um dos precursores da rede social e videoarte no mundo”, comenta Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens (clique e ouça o player acima). “Ele criou uma rede de áudio baseada em localização, onde os cidadãos que são cegos ou apresentam perda parcial de visão utilizam smartphones ou celulares para compartilhar suas experiências através da publicação de gravações sonoras.”

Essas informações, segundo a professora, vão para uma plataforma que dispõe de informações sobre dificuldades e barreiras encontradas; e tem também um conjunto de experiências, opiniões, histórias sobre a cidade e a percepção que as pessoas com deficiência visual têm do espaço público, gerando uma cartografia criativa e colaborativa do invisível.

“O app móvel, desenvolvido pelo projeto, possibilita que os colaboradores gravem um áudio específico do local e o disponibilizem em seguida na plataforma BlindWiki”, esclarece a colunista. “Os participantes podem se movimentar pela cidade enquanto postam e recebem descrições de áudio geolocalizadas, histórias, obstáculos ou crônicas, em contribuições prévias no app.”

O BlindWiki é realizado pelo artista há vários anos. Já foi apresentado nas bienais de Veneza, de Berlim, em exposições em Genebra e agora em São Paulo. Giselle Beiguelman convida os leitores/ouvintes a acessar a plataforma:

https://blind.wiki/


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.