Baixas temperaturas não devem servir de desculpa para a interrupção da atividade física

José Carlos Farah dá as dicas para que, mesmo durante os dias mais frios, possamos dar sequência aos exercícios físicos sem prejuízo para a nossa saúde

 30/05/2023 - Publicado há 10 meses

O frio, comum nesta época do ano, não deve servir de empecilho para a continuidade da prática de atividade física. É o que recomenda o professor José Carlos Farah, não sem observar, porém, que, quando a temperatura é baixa, nosso corpo passa por algumas adaptações. “O metabolismo aumenta e, consequentemente, o gasto calórico corporal também aumenta, o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso. O ar frio e seco pode prejudicar as vias respiratórias. Com as baixas temperaturas, acontece a vasoconstrição periférica, que é o mecanismo de defesa que favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades mais frias”, explica.

Para que se possa tirar proveito da atividade física de forma saudável, Farah aconselha que se escolha a roupa adequada, com o importante acréscimo de se proteger a região do tórax e pescoço e até usar luvas, a depender da percepção individual. “O aquecimento cardiovascular prévio é muito importante, com movimentos leves que facilitem a circulação e se adaptem gradativamente. Quem caminha ou corre deve começar em ritmo mais leve e ir aumentando e quem pratica musculação, por exemplo, começar o aquecimento em esteira ou bicicleta. Nesta época do ano, no início da manhã e final da tarde é onde as temperaturas mais abaixam. Se for possível, trocar os horários pode ser uma boa solução.”

Farah diz ainda que em ambiente fechado estamos mais protegidos e menos expostos e, nesses casos, a dica é o uso de roupas mais leves. A desvantagem é que, em ambientes fechados, com temperaturas baixas, as doenças circulatórias e respiratórias são mais frequentes. Já em ambientes abertos ficamos mais expostos e, nesse caso, devemos nos proteger. “Um aspecto comum nos dois ambientes é a hidratação, que deve ser realizada sempre. Apesar de transpirarmos menos no inverno, o corpo necessita de hidratação diária. As baixas temperaturas não devem ser usadas como desculpa para a interrupção da prática da atividade física.”


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.