Aumenta preocupação com desigualdade

Gilson Schwartz comenta relatório da OCDE, que acaba de revelar que cresce o receio dos cidadãos com o aumento da desigualdade

 Publicado: 22/11/2021
Por

Pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico mostrou que a desigualdade não é só um fenômeno social e econômico, é também um fenômeno político, simbólico e cultural. A percepção média de distância entre a elite e a base em termos de nível de renda foi de cinco para oito vezes mais. Não há consenso sobre as soluções, como cobrar mais impostos dos mais ricos, principalmente porque há o temor de que governos corruptos aumentem a arrecadação sem promover uma distribuição ética dos recursos.   

Segundo Gilson Schwartz, “a pesquisa confirma que apenas com democracia e ética será possível implementar políticas de distribuição de renda.”


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.