Audiência pública debate privatização das linhas 8 e 9 da CPTM

A professora Raquel Rolnik alerta para a necessidade de aprofundar os estudos da concessão para a iniciativa privada

 27/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

O governo do Estado marcou a primeira audiência pública para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM à iniciativa privada. Os detalhes devem ser apresentados em reunião nesta quinta-feira (27), às 19 horas, na Praça do Pateo do Collegio, na região central da cidade. As informações ainda são poucas, mas indicam que as duas linhas serão concedidas por um período de 30 anos, exigindo um investimento de R$ 2,4 bilhões em melhorias nas vias, trilhos, estações e sistemas.

A professora Raquel Rolnik fala sobre o tema em sua coluna e faz um alerta sobre a falta de um estudo mais profundo a respeito das privatizações. De acordo com a professora, as linhas 8 e 9 da CPTM utilizam os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, cuja parte do traçado pertence ao governo federal e é utilizada por concessionárias de transporte de carga.

Acompanhe o comentário completo no link acima.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.