Como os cientistas sabem a idade da Terra?

Nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos, habitando um sistema solar formado há cerca de 5 bilhões de anos. Mas como os cientistas chegaram a este número?

 07/08/2020 - Publicado há 1 ano

Nossa casa no Universo é um dos quatro planetas rochosos no sistema solar e o único que conhecemos até hoje que abriga a existência de vida. Hoje os cientistas sabem com relativa precisão que o nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos. Mas como é possível chegar a este número?

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica o papel dos meteoros na datação da idade do nosso planeta.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.