Ambulância equipada com tomógrafo recupera doentes com AVC agudo

Unidade móvel e sucesso do estudo realizado com a tecnologia em Berlim, Alemanha, são destaques de evento nos EUA

 25/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 27/02/2020 as 10:37

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto conta as novidades em tratamentos do acidente vascular cerebral (AVC) apresentadas durante a International Stroke Conference, realizada em Los Angeles, Estados Unidos, entre 18 e 21 de fevereiro. 

O destaque, garante o professor, foi o estudo realizado em Berlim, Alemanha, com uma unidade móvel equipada com tomógrafo para o atendimento de casos agudos de AVC. Pontes Neto informa que os resultados surpreenderam, mostrando que o atendimento mais rápido realizado nessas ambulâncias ofereceu “maior taxa de utilização de terapia trombolítica” e proporcionou recuperação com menor quantidade de sequelas.

Mas o sucesso dos alemães não deve ser transferido assim tão rapidamente para o Brasil. O professor explica que o custo do investimento nessa tecnologia é muito alto, algo em torno de 700 mil euros cada ambulância. E, ainda, que necessita ser testado no Brasil para “ver se os resultados são efetivos” e válidos para a realidade brasileira. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.