Ataxia é um distúrbio neurológico de difícil diagnóstico

Colunista fala que diferentes causas explicam esse sinal clínico frequente nas alterações do cerebelo e que se apresenta como um déficit na coordenação dos movimentos

 29/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a ataxia, termo de origem grega que significa “falta de ordem”, utilizado para designar um “conjunto de alterações neurológicas caracterizadas por um déficit de coordenação dos movimentos”. 

A ataxia, informa o professor, é um sinal clínico frequente nas alterações do cerebelo, estrutura localizada na região posterior da cabeça, abaixo do cérebro. Mas o quadro ainda pode surgir do comprometimento com a sensibilidade, sendo chamado de ataxia sensitiva ou ataxia do lobo frontal, quando surge a partir de disfunções no lobo frontal, e também ataxias do sistema vestibular. 

Decomposição dos movimentos, tremores, hipotonia (perda da força) muscular, dificuldade para articular as palavras, distúrbios da movimentação ocular e dificuldades para marchas são algumas das manifestações clínicas que portadores de ataxia apresentam. Já as causas do problema podem ser de várias ordens. As ataxias agudas, explica o professor, geralmente são decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos, ou de lesões inflamatórias do sistema nervoso central. 

Já as formas subagudas, que normalmente se manifestam ao longo de semanas, podem surgir de problemas inflamatórios ou neoplásicos do cerebelo, assim como de doenças do sistema imunológico, de outras neoplasias e de doenças degenerativas. Já na forma crônica da ataxia, as condições podem ser diversas, diz Pontes Neto, como as doenças degenerativas, doenças hereditárias, intoxicações, efeitos colaterais de medicamentos e doenças inflamatórias e neoplásicas, de evolução mais lenta.

Assim, diz o professor, o tratamento para a ataxia depende de sua origem, cujo diagnóstico continua a desafiar o médico. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.