Assuntos sérios não podem ser tratados com deboche

Renato Janine fala da presença, no Palácio do Planalto, de um humorista que imita o presidente no mesmo dia da divulgação do PIB 2019

 11/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Ética e Política desta semana, o colunista Renato Janine Ribeiro comenta a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019, que foi de 1,1%, e a reação do governo federal que, no mesmo dia, recebeu, no Palácio do Planalto, um humorista que imita o presidente da República.

Para Janine, assim como o que ocorreu no ano passado, quando Jair Bolsonaro perguntou, numa rede social, o que era “golden shower”, essa atitude é um deboche que o presidente tem adotado sistematicamente em relação às coisas sérias. Na visão do colunista, isso é muito grave, porque estamos em um momento difícil da economia, da vida social, em um país polarizado.

“O mais grave nisso me parece ser o fato de que há uma parte da população, talvez pequena, 10% ou 15%, que se diverte com isso. Pessoas que, de alguma forma, ficaram tão decepcionadas com a política, tem tanta descrença de tudo, que elas acham isso engraçado”, lamenta.

Janine ainda critica a forma como as notícias sobre o PIB são divulgadas. Para o colunista, era fundamental que os veículos de comunicação explicassem se é o PIB per capita ou se é o PIB bruto que está sendo divulgado. E que é uma falha a mídia não esclarecer isso.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.