As vacinas evitaram doenças que mataram milhares de pessoas no início do século passado

Vacinação ainda é a melhor forma de se proteger de diversas doenças e tem papel importante na história da humanidade

 03/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Na segunda edição do boletim Pílula Farmacêutica o assunto ainda é vacina e a sua importância. As vacinas são uma forma de proteção dos seres humanos contra diversas doenças que, dependendo das complicações, podem levar à morte. Ao deixar de se vacinar, além da sua vida a pessoa coloca a de outras em risco, pois está contribuindo para o aumento da circulação de doenças infecciosas.

A imunização por meio das vacinas trouxe queda na incidência de doenças que matavam milhares de pessoas até a metade do século passado. Contudo, mesmo controladas, as doenças podem facilmente voltar e se tornar uma epidemia, caso a vacinação não seja realizada na população. Por isso, a vacinação tem um papel muito importante na história da humanidade.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.