As raízes da vida no interior inspiram Zeca Collares e Vinícius Alves 

Músicos trazem em suas obras traços das músicas mineira e paulista 

O programa Revoredo desta semana apresenta as obras do instrumentista, violeiro e arranjador Zeca Collares e do cantor, violeiro e compositor Vinícius Alves.  

Collares ingressou no universo musical ainda na infância, aos nove anos de idade já tocava em ternos de Folia dos Reis no Norte de Minas Gerais. Ao longo de sua carreira tocou com artistas consagrados, como Ivan Vilela, Dino Lopes, Inezita Barroso e Pena Branca. Em suas obras, o violeiro traz as raízes mineiras em uma fusão de jazz, barroco e música contemporânea.

Alves nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e tornou-se violeiro pelas mãos de Ivan Vilela. Hoje considerado como um dos mais importantes violeiros dos últimos dez anos, autodidata, desenvolveu sua própria técnica musical ao tocar com diferentes afinações. Em suas obras apresenta a música caipira paulista com pagode de viola, guarânia, valsa, folk-blues e chamamé.

No programa tem as músicas: Primavera mineira; Peixe-boi; Quarto de Amanda; Ausência; Sobre as águas e Taboca, de Collares; e Toque do capeta; Nas Gerais; Tarde vermelha; Sonho e Pantaneiro, de Alves. 

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.