As propostas dos candidatos para habitação e política urbana

Nenhum candidato apresentou propostas para a questão do transporte coletivo, que enfrenta uma grave crise em todas as grandes cidades

 15/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

No programa de governo daquele que está liderando a eleição, Luiz Inácio Lula da Silva, trata-se de um programa da Coligação Brasil da Esperança, que envolve nove partidos, com isso muito pouco detalhado, mas basicamente aposta em investimentos integrados na área de transporte público, habitação, saneamento, equipamentos sociais, remetendo a uma transição energética, ou seja, uma ideia muito de pensar a transformação.

A proposta remete muito ao programa Minha Casa Minha Vida, que foi um programa central no governo Lula, e uma das críticas que foram feitas ao programa era justamente o fato de não estar integrado do ponto de vista urbanístico.

No caso do programa do candidato Jair Bolsonaro, basicamente é uma avaliação da sua própria performance dentro desse campo, partindo da premissa, segundo ele, de que muitos tiveram acesso à habitação no seu governo por ele ter mantido a taxa de juro de 4,5% ao ano, o menor na história dos financiamentos habitacionais.

O programa habitacional Casa Verde e Amarela, do atual presidente da República, está praticamente extinto no orçamento do ano que vem: só tem R$ 34 milhões, não dá nem para pagar as obras em andamento e acabou completamente qualquer subsídio para as faixas de renda mais baixas.

No programa do Ciro Gomes, basicamente a aposta é a regularização fundiária de terrenos irregulares com financiamento de reforma, usando mão de obra da própria família ou da própria comunidade, mas sem muitos detalhes.

E da candidata Simone Tebet a proposta envolve também a discussão da regularização, mas anuncia produção de moradia subsidiada, locação social, mobilização de imóveis ociosos e, do ponto de vista de mobilidade, não há aprofundamento do tema.

Sobre esse tema, por sinal, não há nenhum detalhamento e nenhuma indicação do que farão esses candidatos com a atual crise do transporte coletivo por ônibus.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.