As lições que a pandemia despertou entre professores e alunos

O colunista Martin Grossmann conta a sua experiência em lecionar e aprender com aulas virtuais

 

 

“O que posso dizer é que a experiência de lecionar a distância, usando a tecnologia que, embora estivesse em nosso cotidiano, não tinha esse objetivo didático pedagógico, foi incrível”, comenta o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). O professor faz um rápido balanço avaliando a disciplina Estados, Formas e Processos da Cultura na Atualidade, apresentada nos últimos quatro meses deste ano letivo que, segundo ele, teve um aproveitamento que define como excelente.

“Essa experiência permitiu uma relação com os alunos numa outra dimensão, na virtualidade que todos nós estamos atrelados e reféns. Mas numa nova forma de sintonia e convivência”, afirma. “Isso é interessante porque não estávamos preparados, nem treinados para estruturar uma disciplina na virtualidade, mas acabou de forma, eu diria, quase que orgânica no intercâmbio com os alunos.”

As aulas, segundo informa Grossmann, foram traçadas em um roteiro que estabeleceu tarefas como leituras, vídeos, cinema e música. “Os alunos foram se colocando criticamente durante o curso através desses textos, faziam a reflexão do material compartilhado e apresentavam a sua perspectiva diante de determinados assuntos como a modernidade, o modernismo, a vanguarda.”

Na última atividade da disciplina, o professor pediu aos alunos para que relatassem a sua experiência na crise da covid 19. “As contribuições dos alunos à disciplina mostram a profundidade, o impacto que a pandemia vem produzindo no entendimento do que somos e até da própria cultura.”


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar toda quarta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.