As imagens dos livros em “A Insustentável Leveza do Ser”

Marisa Midori continua em maio indicando leituras neste confinamento, além de homenagem ao jornalista Marcello Bittencourt

Depois da série sobre o livro como remédio para a alma nestes tempos de confinamento por causa da pandemia da covid-19, a professora Marisa Midori continua a indicar leituras durante a quarentena em sua coluna Bibliomania. “Foi tentando escapar da monotonia, mas também da indignação que os desmandos políticos me têm provocado, que me deparei com o romance A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera”, comenta.

Segundo a professora, durante o mês de maio, a coluna deverá abordar as representações dos livros e das bibliotecas na literatura ficcional. A série é dedicada ao jornalista da Rádio USP, Marcello Bittencourt, produtor do programa Biblioteca Sonora, que faleceu no final de abril por conta da covid-19.

Voltando às imagens dos livros, a professora afirma que, no romance de Milan Kundera, há espaços preciosos em que o livro rouba a cena, e por isso ela lê um trecho em que a personagem, Tereza, encontra, pela primeira vez, Tomas. “A composição de Tereza daria um bom roteiro para uma pintura”, diz Marisa, destacando a imagem da personagem com o livro debaixo do braço.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.