“As cidades são caligrafias dos processos civilizatórios

Grossmann comenta as cidades modernas, desprovidas dos referenciais de sua natureza original

 25/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Grossmann comenta as cidades modernas, desprovidas dos referenciais de sua natureza original. “Vira e mexe a cidade aparece aqui no primeiro plano desta coluna. As cidades são fascinantes, elas operam como uma segunda natureza, de ordem artificial, construída, manipulada, fruto exclusivo do engenho humano”, comenta Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura, o Centro Está Em Toda Parte (clique e ouça o player acima). “Carregam em suas estruturas modelagens, topologias, topografias, volumetrias, construções, superfícies, marcas, gestos, caligrafias dos processos civilizatórios. São verdadeiros palimpsestos, obras no tempo e do tempo, que recebem novas e renovadas escrituras.”
Grossmann fala da cidade do México, onde esteve recentemente participando de um seminário na Universidade de Guadalajara. Lembra que o Rio de Janeiro, assim como Caracas e Istambul, convivem com os remanescentes de sua natureza original. “Já Tóquio, São Paulo e a cidade do México são ambiências urbanas quase desprovidas dos referenciais dessa natureza natural. São, na verdade ou na essência, introspectivas.”
As reflexões de Grossmann são compartilhadas com os ouvintes. E, repensando as cidades, lembra do filme A caverna dos sonhos esquecidos, do cineasta alemão Werner Herzog. “Ali está muito claro como a nossa existência se relaciona ao mundo em constante dinamismo”, observa. Também busca referências para pensar o urbanismo e o desenvolvimento das cidades na arte dos muralistas, em especial, o pioneiro mexicano José Clemente Orozco, com sua obra inovadora e impactante.


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.