As atividades recreativas também são positivas para a melhoria da saúde

Todas as atividades físicas, sejam recreativas ou não, ajudam a ter um estilo de vida melhor e sua prática ajuda muito a diminuir o risco de doenças crônicas advindas do sedentarismo

 Publicado: 17/09/2024 às 8:09
Por

Logo da Rádio USP

Na edição desta semana da coluna Corpo e Movimento, o professor José Carlos Farah avalia se as práticas das atividades recreativas também são recomendadas para a saúde. Segundo ele, a definição de atividade recreativa é manifestação que busca o divertimento de quem participa. É uma prática lúdica, que produz nos participantes uma mudança positiva na saúde. Então, sim, as atividades recreativas são recomendadas para a melhora da saúde e trazem muitos benefícios, diminuindo o risco do sedentarismo. São recomendadas para o desenvolvimento humano, pois promovem a mobilidade, expressão, comunicação e satisfação por felicidade. Também podem servir de estímulo para as pessoas se inserirem em alguma modalidade esportiva e ou atividade física.

Para Farah, não devemos comparar a prática de uma atividade física com atividade recreativa, porque, segundo ele, são diferentes na sua prática. As atividades físicas são práticas sistemáticas, como correr em determinado tempo e distância. Na prática esportiva, há regras a serem cumpridas e o objetivo é superar o adversário. Já nas atividades recreativas, é o prazer de brincar que prevalece, como jogar peteca, cabo de guerra, corrida de saco, entre outros tipos de entretenimento. Mas o ganho de saúde é o mesmo. As pessoas que praticam saem do grupo de risco do sedentarismo, se divertindo, e isso é o mais importante. Se compararmos alguns parâmetros fisiológicos benéficos à saúde, como melhora nas funções cardíacas e metabólica, a atividade física via prática esportiva tem ganhos maiores, se comparados a atividades recreativas. Mas no ganho em felicidade, alegria e percepção de pertencimento, saúde mental, as atividades recreativas saem na frente. Também nas atividades recreativas todas as faixas etárias podem participar, e ao mesmo tempo. Uma oportunidade única para desenvolver a união, o respeito, a empatia, a inclusão, entre outros benefícios. Todas as atividades físicas, sejam recreativas ou não, ajudam a ter um estilo de vida melhor e sua prática ajuda em muito a diminuir o risco de doenças crônicas advindas do sedentarismo.

Jogo de peteca, cabo de guerra, futebol flag, dança das cadeiras, corrida de equilíbrio, carrinho de mão, entre muitas outras opções, são algumas das atividades recreativas que o professor cita e que, segundo ele, envolvem algum tipo de esforço físico, e isso é muito saudável.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.