Aplicativo melhora performance de atletas profissionais

Pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, em entrevista aos “Novos Cientistas”, descreve aplicativo que ajuda a melhorar o desempenho de atletas e reduz o risco de lesões

  • 27
  •  
  •  
  •  
  •  

jorusp

Técnicos e preparadores de atletas profissionais de diversas modalidades esportivas têm agora uma importante ferramenta que os ajudarão a tomar decisões sobre os treinos. Com o aplicativo Load Control, os profissionais podem computar e tabular uma variedade de dados dos atletas, que incluem desde a qualidade de sono até dores articulares, percepções de recuperação ou fatores biomecânicos o que, especialmente em modalidades coletivas, é um trabalho moroso e burocrático. “O aplicativo pode até ajudar a diminuir o risco de lesões”, garante o cientista do esporte João Gustavo de Oliveira Claudino, pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP que foi o entrevistado desta quinta (26) no podcast Os Novos Cientistas.

O aplicativo foi desenvolvido pela startup de mesmo nome (Load Control), fundada por Claudino. Atualmente, o pesquisador integra o programa de pós-doc da EEFE, sob a supervisão do professor Júlio Cerca Serrão.

O app pode ser usado tanto no celular quanto no computador. Ele reúne e processa dados obtidos diretamente com o atleta por meio de questionários, dispositivos de GPS, monitor de frequência cardíaca e marcadores bioquímicos, entre outros. A partir dessas informações, a plataforma auxilia os treinadores a compreender os dados e transformá-los em ferramenta para um melhor controle de carga no treinamento. A redução do risco de lesão é uma consequência.

Claudino afirma que clubes de futebol profissional já utilizam a plataforma, mas a ideia é expandir o público para qualquer pessoa que queira melhorar o rendimento esportivo e reduzir o risco de lesão por meio de uma regulação das cargas de treinamento. “Nosso propósito é transformar os dados que são obtidos em conhecimento que possa ser aplicado na prática do profissional do esporte”, diz.

O pesquisador da EEFE consolidou a ideia de criar o app durante doutorado sanduíche, na Auckland University of Technology, Nova Zelândia, e a colocou em prática ao voltar para o Brasil e iniciar seu pós-doutorado na USP.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast.

  • 27
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados