Ao deixar de fazer shows ao vivo os Beatles inovaram nas composições

A escolha de não fazer mais apresentações ao vivo permitiu que os Beatles fizessem músicas mais complexas, com arranjos que, na época, não poderiam ser executados ao vivo

 21/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:02

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo continua a série sobre o rock nos anos 60 e, desta vez, fala sobre os marcos históricos deixados pelos Beatles no ano de 1967.  

O professor conta que a banda decidiu não mais realizar shows ao vivo, já que os equipamentos da época não eram suficientes para competir com a gritaria dos fãs e os integrantes não conseguiam nem mesmo ouvir o que estavam tocando. O fato levou os Beatles a compor músicas mais complexas, com o uso de vários instrumentos e arranjos, que não poderiam ser executados ao vivo.   

A musicalidade multifacetada e inovadora da banda pode ser ouvida no álbum, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967. Além disso, o disco traz uma temática de músicos de coreto, com uma capa cheia de referências relacionadas à carreira dos próprios Beatles e personalidades da época.   

Ainda no mesmo ano, a banda gravou o álbum Magical Mystery Tour, trilha sonora do filme de mesmo nome, que também traz sons muito diferentes e revolucionários para a época, como no caso da música Strawberry Fields Forever. 

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.

Ouça, no player acima, a íntegra do programa História do Rock desta semana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.