Antagonismo entre China e EUA ultrapassa âmbito econômico

Colunista chama a atenção para a concorrência entre os dois países, que também se dá na corrida para a Lua

Em sua análise desta quinta-feira (14), o professor José Eli da Veiga destaca que o enfrentamento entre China e EUA não se resume a questões comerciais, como se observa na maioria dos noticiários. “As disputas entre os dois países já ultrapassaram o âmbito econômico e a competição se dá agora no campo das futuras tecnologias”, afirma Eli da Veiga, ressaltando que a questão “merece mais atenção dos meios de comunicação”.

Mas ele lembra que há exceções. Uma delas é a notícia veiculada na última segunda-feira (11), assinada pelo jornalista Salvador Nogueira, na Folha de S.Paulo, com o título Chineses e americanos conseguem avanços na nova corrida para a Lua. A outra notícia que chamou a atenção do colunista foi publicada no dia 7 de maio, no mesmo jornal, de autoria de Igor Gielow. O texto informa que Donald Trump está quase loteando a Lua, principalmente para mineradoras, que teriam direito a segurança contra rivais. “A história chega a ser bizarra e até parece piada em tempos de pandemia. Mas é real!”, diz Eli da Veiga.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.