Ano de 2019 na cultura foi pontuado por descalabros e alucinações

Diante da situação trágica, o professor Martin Grossmann cita Mahatma Gandhi

 18/12/2019 - Publicado há 4 anos
Por

“Pode haver tiranos e assassinos e por um tempo eles podem parecer invencíveis, mas no final sempre fracassam! Pense nisso. Sempre.” O exemplo e o pensamento do líder pacifista Mahatma Gandhi são lembrados por Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura o Centro Está em Toda Parte  (clique e ouça o player acima).  Depois de apontar, no decorrer deste primeiro ano do governo do atual presidente, os ataques que a cultura vem sofrendo, o professor explica que, “em vez de reforçar essa situação trágica e surreal, opta por destacar atitudes que servem como exemplo e inspiração diante de tanta estupidez”.

“Recomendo aos ouvintes/leitores que revejam o filme Gandhi, produção dos anos 80 que está na Netflix”, observa. “Nas 34 edições da coluna em 2019 apontamos também certas produções artísticas que instigam o exercício da transcendência, do desprendimento, permitindo assim que possamos projetar ainda outros futuros. Futuros possíveis, onde o encantamento, o conhecimento, a curiosidade, o entendimento, a justiça social, a coletividade, a leveza e a tolerância sejam as balizas centrais de nossa humanidade.”

O outro personagem histórico citado por Grossmann é o líder mundial Nelson Mandela. “Ele explora e explica um termo que norteou a sua política de Estado, mas que também é uma filosofia . Trata-se de ubuntu, uma palavra que reúne ao mesmo tempo os conceitos de respeito, cortesia, compartilhamento, comunidade, generosidade, desprendimento, confiança.”

O colunista encerra a sua última coluna deste ano esclarecendo e questionando: “Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de  si próprias. Mas a questão é a seguinte. Você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore? Um bom final de ano.”


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.