Álvaro Moisés analisa o papel dos partidos políticos na crise global da democracia

O colunista lembra que, no início dos anos 2000, houve o rompimento com os princípios e com aspectos importantes do funcionamento da democracia liberal

25/08/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O grupo de trabalho Qualidade da Democracia, do Instituto de Estudos Avançados da USP, coordenado pelo professor José Álvaro Moisés, irá realizar uma live nesta sexta-feira, dia 28, das 11h às 12h, abordando o papel dos partidos políticos na crise global da democracia. O ponto de partida das discussões é o fato de ter sido verificado que, no início dos anos 2000, houve uma ruptura em um processo que acontecia desde os anos 70, de expansão da democracia e ampliação dos países do mundo que estavam se democratizando. A partir daí, foi verificado o surgimento do que a literatura da ciência política tem chamado de democracias iliberais, que rompem com os princípios e também com aspectos importantes de funcionamento da democracia liberal.

O professor José Álvaro Moisés explica que, “a partir daí, surgiram os movimentos populistas no continente europeu, já conhecidos na América Latina desde os anos 50, que são os governos de líderes personalistas que se apoiam nos efeitos das massas, dos eleitores. São líderes que desprezam as principais instituições da democracia, entre as quais os partidos políticos”. O evento pretende explorar como a vida dos partidos, seu desempenho, o fraco papel de seus programas e a relação com os cidadãos ajudam a emergência de governos populistas. Participam das discussões pesquisadores do Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da USP e do grupo coordenado pelo professor. São eles: Gabriela de Oliveira Carneiro e Leandro Piquet Carneiro, também do Instituto de Relações Internacionais da USP.

Para participar do evento, basta acessar http://www.iea.usp.br/aovivo

Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.