Alunos da USP ocupam fachadas na cidade com projeções temáticas

Animações realizadas por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo refletem sobre o mundo do teletrabalho e foram desenvolvidas em disciplina ministrada remotamente

29/06/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

“Fizemos uma noite de projeções no bairro Santa Cecília, apresentando os trabalhos realizados neste semestre. Os vídeos foram produzidos pelos alunos da disciplina Cultura Urbana na Contemporaneidade, que ministro no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP”, conta a colunista Giselle Beiguelman em Ouvir Imagens, na Rádio USP (clique no player acima).

As animações criadas pelos alunos são fruto das discussões feitas ao longo do primeiro semestre de 2020 sobre os impactos da covid-19 na cultura urbana e no cotidiano. “Foram feitas 11 animações desenvolvidas em grupo. A projeção nas fachadas dos prédios contou com o trabalho genial do VJ Alexis Anastasious, de generosidade ímpar e um parceiro de todas as horas deste projeto”, explica a professora. “Foi uma forma de trabalharmos em casa e ocupando a rua, mantendo a discussão sobre as arquiteturas expandidas pelas mídias, que é central nessa disciplina da FAU-USP.”

As projeções são resultado de um semestre atípico. Os alunos e a professora tiveram que se reinventar. “Fomos atropelados pela pandemia e a disciplina migrou para o ambiente on-line. Decidimos manter o seu perfil, que termina com uma intervenção no prédio da FAU-USP. Ou, como fizemos no ano passado, ocupando os relógios do campus; mas, neste semestre, tivemos que repensar nossa saída no contexto do isolamento”, lembra. “As discussões teóricas, adequaram-se também ao contexto pandêmico, refletindo sobre a vida 24/7, a precarização das relações de trabalho, a mediação da internet nas relações sociais. Os alunos foram muito afetados pelo contexto do teletrabalho e por isso escolheram explorar essas questões.”

A professora avalia o extremo rigor das animações. “Eles destacaram a perda de limites entre o dia e a noite, a ‘uberização’ das emoções, a solidão… Tudo isso foi feito no espaço das aulas. Eu aprendi demais no processo de acompanhamento, no sentido de pensar uma pedagogia remota sem perder de vista o espaço urbano.”

No canal YouTube e no Instagram da FAU é possível ver as animações e também a documentação dessas intervenções:

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.