Alucinações e delírios trazem sensações diferentes

Delírios são relacionados a interpretações individuais, crenças e distúrbios psíquicos

 18/12/2019 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre visão de objetos reais, alucinações e delírios.

As alucinações acontecem quando um indivíduo enxerga imagens que não existem, como fantasmas, objetos voadores, entre outros. Entretanto, existe a consciência de que a imagem vista não é real, o que não acontece com os delírios.

Os delírios são caracterizados pela distorção da imagem de objetos reais, são decorrentes de interpretações individuais, crenças e distúrbios psíquicos em que o indivíduo atribui juízos falsos da realidade.

O professor explica que  imagens reais de objetos, paisagens distantes e  difíceis de interpretar também podem gerar discussões entre diferentes indivíduos sobre o que realmente é ou se parece. Esse fato é chamado de poliperspectivismo e não tem relação com as alucinações e delírios.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Fique de Olho.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.