Algumas qualidades que devem ser apreciadas nos cientistas

Honestidade, criatividade, perseverança, profundidade e capacidade de comunicação são alguns dos atributos a serem apreciados

 22/07/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

As qualidades mais valorizadas nos cientistas são o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Nas últimas colunas, tratamos do tema da avaliação de cientistas. Mencionei os riscos do uso indiscriminado de indicadores cientométricos mas também citei os riscos de critérios puramente subjetivos. Na semana passada, tive de me debruçar novamente sobre um código de ética para uma sociedade científica”, conta. “Como o tema não sai do meu cotidiano, vou submetê-los a considerações daquilo que eu admiro em cientistas. Já disse algumas vezes neste espaço que a atividade científica é, ao mesmo tempo, extremamente racional e altamente passional.”

“A primeira característica que julgo crucial é honestidade. Honestidade científica é pleonasmo. Não é possível buscar a compreensão da natureza sem uma postura de absoluta abertura, de procurar evitar qualquer viés que possa prejudicar a integridade de um resultado científico”, aponta o físico. “Cientistas precisam trabalhar com rigor: todas as observações, dados, hipóteses, cálculos, procedimentos, devem ser meticulosamente registrados e abertos ao escrutínio de qualquer pessoa interessada.”

“Somos todos sujeitos a diversos vieses pois nossa percepção da natureza através de nossos sentidos e de nossos mecanismos cognitivos está sujeita a grandes subjetividades”, destaca Nussenzveig. “Como disse Feynman, ‘a primeira pessoa que você deve evitar enganar é você mesma e você é a pessoa mais fácil de você enganar’.”


Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.