Além de expor sentimentos, lágrimas são sinal de incômodo nos olhos

Eduardo Rocha explica que fumaça, frio ou outros agentes podem provocar irritação nos olhos

 27/05/2020 - Publicado há 2 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre as lágrimas, ou fluidos lacrimais, responsáveis pela limpeza e lubrificação dos olhos.

As lágrimas podem ser uma manifestação de sentimentos, de emoções e também de incômodo nos olhos, provocado por fumaça, excesso de frio, irritação com pólen ou com pelo de animais. O professor afirma que a composição da lágrima sofre variação.

Também é um fato que as lágrimas são produzidas em nossos olhos o tempo inteiro, independentemente das circunstâncias. Dessa forma, é composto o filme lacrimal, uma fina película que cobre os olhos. 

Porém, situações onde os olhos lacrimejam de forma involuntária, sem motivações emocionais ou incômodos externos que as provoquem, indicam problemas. O bloqueio do canal lacrimal pode ser uma das causas. 

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.  

  


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.